Como criar uma poupança para os seus filhos

09.07.2024
Como criar uma poupança para os seus filhos

Porque o futuro é das crianças, faz sentido criar uma poupança para os seus filhos e garantir que tenham uma sólida base financeira.

 

No atual contexto, palavras como crise, inflação, taxas e baixa de salários são recorrentes nas notícias e o futuro adivinha-se incerto. Estar preparado financeiramente para as adversidades emergentes é fundamental e apostar numa poupança para os filhos pode ser um bom pontapé de saída, mas para tal é premente começar já, pois o tempo é um dos maiores aliados da poupança. 

Em termos práticos, criar uma conta-poupança permite que os pais ou tutores legais depositem dinheiro em nome da criança ou do adolescente, sendo que este montante poderá crescer com juros ao longo do tempo. Para abrir uma conta-poupança deste tipo, é necessário que um dos pais ou o tutor legal dirija-se a uma agência bancária com a documentação necessária. Uma vez aberta a conta, o adulto responsável tem a possibilidade de gerir os depósitos e, em alguns casos, efetuar levantamentos, até que o titular atinja a maioridade, o momento em que a gestão da conta poderá ser transferida para o próprio.

 

DICAS

Conheça as contas de poupança disponíveis

Existe uma panóplia de ofertas por onde pode começar a aplicar o seu capital.  Contas de poupança tradicionais, contas de depósito a prazo, planos de poupança para a educação ou mesmo certificados de aforro e do tesouro. Compare as taxas de juro, as condições de acesso e as possíveis penalizações antes de tomar uma decisão. De realçar que se optar por uma conta poupança para criança existem alguns bancos com ofertas para juniores, cuja principal vantagem é o facto de não existirem comissões de manutenção.

 

Deposite contribuições regulares

Defina um montante fixo para depositar mensalmente na conta de poupança do seu filho. Pode ser uma percentagem do seu salário ou uma quantia fixa. A regularidade é crucial para acumular poupanças significativas ao longo do tempo.

 

Informe-se sobre os benefícios fiscais

Existem algumas vantagens que podem estar disponíveis para poupanças destinadas à educação ou outras finalidades específicas. Estes incentivos podem ajudar a maximizar os rendimentos da poupança.

 

Reveja o plano de poupança regularmente

Periodicamente, reveja o plano de poupança para garantir que está no caminho certo para alcançar os seus objetivos. Ajuste as contribuições conforme necessário, especialmente quando existem mudanças na sua situação financeira ou nas necessidades futuras dos seus filhos.

 

Informe-se e considere investimentos a longo prazo

Para além das contas de poupança tradicionais, considere diversificar a sua carteira de investimentos em produtos de maior rendimento, como fundos de investimento, ações ou ETF (Exchange-Traded Funds), caso tenha conhecimento e perfil para o risco. Estes investimentos podem oferecer retornos superiores.

partilhar