Formas de poupar no regresso às aulas

06.09.2023
Outros

Com a chegada do mês de setembro e o início do novo ano letivo, é necessário criar estratégias de poupança. Saiba como poupar no regresso às aulas.


O regresso às aulas é um desafio financeiro para todas as famílias. Gerir o orçamento familiar, tendo em conta que é necessário comprar manuais e material escolar, representa uma despesa considerável e um esforço financeiro extra. 

Para poupar neste regresso às aulas, deve seguir uma estratégia e colocar algumas dicas em prática. Tudo começa com um bom planeamento do que realmente precisa de comprar e do que pode aproveitar de anos anteriores. Depois há que comparar preços e fazer escolhas inteligentes, que lhe permitam gastar menos sem deixar de conseguir comprar tudo o que precisa.

Antes de comprar tudo o que será necessário, analise cuidadosamente todos os gastos para ver onde pode poupar mais. Deve também perceber que material os seus filhos realmente usam e o que fica apenas na mochila. Assim, no ano seguinte, evita comprar materiais que não vão ser necessários.

Algumas despesas são naturalmente incontornáveis, mas existem formas de reduzir o impacto do mês de setembro no orçamento familiar. Se souber aproveitá-las e, na medida do possível, conseguir poupar no regresso às aulas, pode ter um início de ano letivo mais descansado. Prepare-se com antecedência, estude as soluções e faça compras conscientes.


DICAS DE POUPANÇA


Fazer uma lista de compras

Em primeiro lugar deve fazer um inventário do material escolar do ano anterior que ainda está em boas condições. Quando souber o que pode aproveitar, deve fazer uma lista do que falta comprar para o novo ano escolar. Desta forma, vai conseguir analisar quais são os gastos obrigatórios e distribuir as despesas ao longo do ano letivo.


Definir um orçamento e planificar antes de comprar

Antes de comprar o material escolar, é fundamental definir o valor máximo que pretende gastar, evitando assim os gastos desnecessários. Para poupar no regresso às aulas deve planear a sua ida às compras.

Depois de ter a sua lista de compras feita, compare os preços dos hipermercados e de outras lojas onde pretende comprar o material. A diferença de preços que pode representar uma poupança assinalável. Comparar os preços é sempre essencial e, além disso, também procurar as melhores promoções e outros descontos.


Escolher marcas brancas

O material escolar pode representar uma despesa significativa no orçamento, se optar por comprar novo. Mas será que vale a pena o investimento? Há alguns casos em que a qualidade das marcas compensa, mas se tiver oportunidade de escolher marcas brancas aproveite para poupar nas despesas. Deve ter sempre em consideração a qualidade do material, porque caso não dure o ano letivo inteiro, não será um bom investimento.


Aproveitar os descontos online

Hoje em dia, os descontos disponíveis na internet podem ser mais atrativos do que os oferecidos nas lojas físicas. Tendo em conta a imensa oferta de opções, é possível poupar no regresso às aulas se estiver atento aos descontos especiais desta época.


Planear na alimentação e transporte

Preparar e incentivar as crianças a levar o seu próprio lanche para a escola é uma forma de poupar consideravelmente. Optar por comer na cantina da escola, também é uma opção mais barata. Se se deslocarem nos transportes públicos, são duas formas de gastar menos dinheiro.

partilhar